"... um homem que não se interessa pela política... não tem o que fazer aqui..." Péricles (492 - 424 a.C.)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conceitos e principais perguntas

O que é política?
É uma ciência que rege a organização e administração de Estados e nações (nação: determinado povo sem Estado, porém com comum história, costume, religião, língua, etc) A política está em nossas vidas desde os primórdios da humanidade. Na Grécia Antiga, existiam as pólis, que eram cidades-estado independentes em que vigoravam os mais diversos tipos de sistemas políticos, as principais pólis eram Atenas e Esparta. Nessas potências vigoraram os mais diversos sistema s políticos: monarquia, diarquia, tirania, democracia, plutocracia, oligarquia, etc. Mas apenas a democracia que nos é importante o estudo neste momento, pois é o regime atual no nosso país. A democracia ateniense difere da nossa por ter sido direta — onde os cidadãos decidiam diretamente um determinado assunto por votação — e por não admitir participação no cenário político de escravos, mulheres e estrangeiros. Os homens atenienses se reuniam em praça pública e qualquer um, acima de 21 anos e filho de pai e mãe atenienses, tinha direito à palavra em um determinado assunto em debate.

Qual a importância da politização dos jovens?
Com a atual fase da globalização, a era das informações, ser informado é vital para se manter atualizado com o mundo que nos rodeia e as várias relações entre os países. Torna-se cada vez mais necessário a formação de jovens preocupados com seus governos e a vida futura, como estudos, empregos, etc, pois ambos estão interligados.

O que se pode fazer para chamar a atenção dos jovens a assuntos políticos?
Tornar os assuntos menos complexos possíveis sem tirar a sua seriedade e fazê-los compreender que escândalos, declarações, formas de governo, políticas econômicas e relações internacionais afetam a todos, inclusive a eles (e eu, que também sou jovem) em menor ou maior escala.

Por que se interessar por política?
Há uma frase que ouvi certa vez, ou li em algum lugar que não me recordo muito bem, mas que vem bem a calhar como resposta: “Quem não se interessa por política, está fadado a ser governado pelos interessados”.


Espero que esse blog sirva de ajuda para mudar a visão dos jovens, muitas vezes deturpada e preconceituosa, sobre essa ciência – e por alguns chamada de arte – chamada Política.

Vídeo "O que é política"

Um comentário:

  1. Cara, que blog bacana, gostei muito. Dficil um blgo que faça os jovens se interessanrem por politica, creio que o desinteresse, alem das piadas, vem da desinformação e clao da obrigatoriedade que nao serve pra nada.

    se quiser visiste meu blog e leia um poukinho das minhas ideias:

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir