"... um homem que não se interessa pela política... não tem o que fazer aqui..." Péricles (492 - 424 a.C.)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Peso na consciência ou jogada eleitoreira?

Às portas das eleições presidenciáveis deste ano, estamos vendo grandes reviravoltas no que diz respeito a assuntos, digamos, polêmicos. Os exemplos desses assuntos levantados são: a questão da descriminalização do aborto e a união civil entre gays.

Na última semana, o vice do candidato à presidência José Serra, Índio da Costa, disso ao “Informe do Dia” que o presidenciável é contra o Projeto de Lei 122, que transforma em crime a discriminação de gays no país. O candidato quer evitar mais uma polêmica às vésperas das eleições do 2º turno no dia 31 de outubro. Serra ainda afirmou que a questão sobre casamento gay é um assunto que cabe às igrejas, por se tratar de um tema religioso.

Como temos visto nas últimas semanas, a candidata do PT, Dilma Rousseff, encontrou-se numa saia justa ao afirmar que é contra a descriminalização do aborto, sendo que em 2007, em sabatina promovida pelo jornal Folha de São Paulo, ela se colocou em posição favorável  à descriminalização.
Hoje, a candidata divulgou uma carta na qual se compromete a não mexer na legislação atual referente ao aborto, caso eleita. Ainda em entrevista no Palácio do Trabalhador, em São Paulo, afirmou: "A carta só serve para uma coisa muito elementar: para que a verdade triunfe. Não se pode instigar o ódio religioso para se ganhar eleição. Isso é algo medieval", criticou ela, referindo-se a Mônica Serra, mulher do candidato da oposição José Serra (PSDB), de que Dilma é a favor da "morte de criancinhas".

Se isso tudo é jogada eleitoreira ou não, cabe a nós, eleitores, analisar o que cada candidato tem para apresentar em suas propostas de governo e se irão colocá-las em prática ou se só vão ficar no papel para ganhar votos.

2 comentários:

  1. Engraçado como no Brasil ser a favor ou contra o aborto/casamento gay vale votos não é?

    "Quem deve decidir é a Igreja" muito fácil jogar o "dever" em outra entidade. E eu pensando que no Brasil o Estado era separado da Igreja. Acho que me enganei.

    Sinceramente, existem questões mais importantes para ser discutidas, como o meio-ambiente. Por falar em meio ambiente, eu não vi nenhum dos dois candidatos falando sobre isso, engraçado. Na verdade, o GreenPeace até criou um abaixo-assinado, vale a conferida! http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Eu-voto-por-um-Brasil-mais-verde-e-limpo/

    http://papeisriscados.blogspot.com/
    @PCNxD

    ResponderExcluir
  2. Até tem questões mais importantes, mas discutir seriamente o aborto e a discriminação aos homossexuais precisa ser feito com seriedade. Essa discussão entre candidatos é feita baseada em estatística, está politicamente esvaziada.
    bom blog, cara!
    dá uma força no meu ae:
    http://reescritadetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir