"... um homem que não se interessa pela política... não tem o que fazer aqui..." Péricles (492 - 424 a.C.)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Desafios do governo Dilma

 DilmaCom o resultado das eleições do último dia 31/10 e a escolha da população de Dilma Rousseff, candidata petista e apoiada pelo presidente Lula, agora resta as articulações para a transição entre o final do mandato de 8 anos de Lula e o novo governo de Dilma, que assumirá no dia 1º de janeiro de 2010.

Atualmente, discute-se quem serão os futuros ministros a serem indicados pela presidenta, entre as nomeações mais aguardados estão a dos ministros da educação e da saúde. Outro ministério muito aguardado para se saber quem vai ficar a frente é o ministério de Minas e Energia, tendo em vista as descobertas da bacia do pré-sal.

Educação sem qualidade esta que fez o Brasil avançar menos, embora tenha ganhado algumas posições no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e ficado na 74ª posição dos 169 países listados. O índice do país foi de 0,699. Quanto mais próximo de 1 melhor é o IDH. Países como Noruega, Nova Zelândia e Austrália são os primeiros da lista divulgada pela ONU.

Quando o assunto é saúde, o país está pior ainda. Segundo o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o IVH (Índice de Valores Humanos) que é composto pelos subíndices de trabalho, saúde e educação, o Brasil tem o IVH no valor de 0,59. O trabalho foi o que teve melhor resultado, 0,79; seguido pela educação, 0,54; e por último, a educação com apenas 0,45.

Essas pesquisas mundiais só servem para apontar as principais metas do futuro governo Dilma que, apesar de prometer a erradicação da miséria, e não deve esquecer da saúde e da educação, pois os três temas tem muito em comum.

Um comentário:

  1. legal muito bem escrito
    http://www.lcsonline.blogspot.com
    abraço to te seguindo

    ResponderExcluir