"... um homem que não se interessa pela política... não tem o que fazer aqui..." Péricles (492 - 424 a.C.)

sábado, 27 de novembro de 2010

Cerco ao complexo do alemão!

map ataque Calamidade pública. É a expressão que pode definir a atual situação da zona norte da região metropolitana carioca.
Não há mais o que se explicar sobre a atual situação do estado do Rio de Janeiro. De domingo (21) até hoje quinta-feira (25), já foram 56 veículos incendiados em diferentes pontos da região metropolitana e baixada fluminense. Na quinta, a polícia militar em parceria logística com a Marinha resolveu invadir a comunidade da Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, zona norte da capital. Um verdadeiro cenário de guerra se instaurou na cidade: tanques blindados foram cedidos pela Marinha para ajudar na operação.

Barricadas e caminhões em chamas e blocos de concreto foram utilizados para retardar a polícia que, mesmo encontrando algumas dificuldades, avançaram pela favela, causando uma grande fuga de bandidos para a comunidade vizinha do Complexo do Alemão. A cobertura da Globo Rio desde às 11h. da manhã mostrou imagens impressionantes de grandes contingentes de criminosos correndo, fugindo do temido Caveirão, o blindado da polícia militar.

Cerca de 400 mil moradores do entorno das comunidades da Vila Cruzeiro e do Alemão estão reféns desde a manhã de hoje. Pessoas não conseguem voltar para suas casas, ônibus não adentram mais na Vila Cruzeiro, quase não passam carros no entorno da comunidade. Embora o restante da cidade esteja vivendo uma certa tranquilidade, algumas empresas de ônibus reduziram o volume de veículos nas ruas, temendo que os mesmos sejam queimados, como já tem ocorrido desde domingo.

Após a tomada do comunidade e da estabilização, é uma questão de horas para a invasão de forças da Polícia Militar que agora conta com um efetivo de 800 soldados do exército, além de helicópteros blindados emprestados pela aeronáutica e mais tanques blindados da marinha e do exército também. O cerco ao complexo do alemão está intenso, tiroteios ainda são frequentes e o que prevalece na cidade é um clima de tensão, bares e praias às moscas essa sexta é sábado.

Um comentário: